OBESIDADE CANINA

Home / Blog

Images

Infelizmente obesidade não é um mal que acomete apenas seres humanos. Nossos pets também podem ter muitos problemas com o acúmulo excessivo de gordura. Problemas ortopédicos, aumento de colesterol e triglicérides, diabetes, doença hepática gordurosa, pancreatite, hipertensão, arteriosclerose e tantas outras disfunções também são desencadeadas pela obesidade.
Existem raças mais propensas a engordar, como beagle e labrador, que são cães de caça, criados para andar o dia todo e comer muito pouco. São cães que demandam um nível alto de exercício. Porém, dentro de casa, eles costumam se exercitar menos e comer mais.

Esse excesso de peso pode ocorrer pelos seguintes motivos:
 

  1. Desvio de comportamento: alguns tutores estimulam o cão a comer, mostrando-se feliz e satisfeito quando ele o faz, o que pode levá-lo a criar uma compulsão alimentar, comendo apenas para agradar ao tutor, mesmo estando sem fome, se acreditar que isso o deixa feliz.
  2. Alimentação inadequada: é imprescindível que a porção diária sugerida no pacote de ração do seu cão seja seguida à risca; além de evitar dar biscoitinhos, petiscos e restos de comida e etc.
  3. Sedentarismo: cada vez mais comum. Infelizmente os tutores estão cada vez mais criando seus pets no sofá, passando sua condição sedentária para o cão, sem se dar conta do quão prejudicial isso é para ele. As atividades físicas são fundamentais para a manutenção da saúde física e mental de todos os animais.

Dicas para ajudar a descobrir se o seu cão está obeso:
 
  • Toque as costelas para sentir se são palpáveis. Se houver gordura acumulada, você não conseguirá contar e separar uma da outra;
  • Observe sua silhueta. Vista de cima e pela lateral, a cintura deve ser bem cavada. Caso contrário, indica sinal de sobrepeso.
  • Em caso de dúvida, leve seu cão a um veterinário para diagnosticar e, em caso positivo, tratar especificamente o caso dele.

Lembre-se de que quem ama cuida e seu cão depende completamente de você!!