COMO VIAJAR DE CARRO COM SEU CACHORRO

Home / Blog

Images

Viajar com cachorro não é só colocá-lo no banco de trás do carro e seguir caminho, é preciso ficar atento a todas as necessidades que ele vá exigir não só no local de passeio, como também, durante o percurso, paradas e hotel.
Para que o sucesso de sua viagem esteja garantido, seu amigo de quatro patas também tem que estar de acordo. O fato é que alguns cães se estressam, e muito, principalmente nos diferentes meios de transporte. Coloque-se no lugar deles. De repente, colocam-nos em uma jaula e eles vão para um lugar estranho.  Por isso, é importante que, antes de empreender uma aventura do tipo, que você vá acostumando o seu animal de estimação à caixa de transporte.

Separamos aqui algumas dicas para facilitar o planejamento de sua viagem com seu melhor amigo:
 

1. O que levar:
É necessário fazer um checklist de viagem e se programar para o que o destino tenha a oferecer. Por exemplo, levar caminha, comida, bebedouro, comedouro, porta- saquinhos higiênicos, toalha, cobertor, coleira e guia, seus brinquedos favoritos (se for o caso), tapetes higiênicos e kit de primeiros socorros. É importante levar toda a documentação do seu cão, como carteirinha de vacinação, certificado de microchip, pedigree e atestado de saúde (quando houver necessidade).

2. Bem-estar e saúde:
Além das situações de estresse que pode viver o seu cão nos diferentes meios de transporte -embora se trate de seu próprio veículo- antes de decidir levá-lo de viagem com você, primeiro faça uma visita ao veterinário. Peça ao profissional que avalie as condições de saúde de seu peludo. Há algumas situações que podem ser limitantes na hora de viajar. Por exemplo: A idade. No caso dos filhotes e dos animais idosos, é melhor que eles não se mobilizem muito. Algumas doenças, cirurgias recentes e outros estados de convalescença também podem ser limitdores na hora de viajat. Se o profissional aprovar a viagem de seu cão, solicite a ele que forneça a documentação sanitária que certamente lhe pedirão (vacinas, desparasitação, etc.). E se informe com ele também sobre a melhor forma de fazer com que a viagem seja o menos estressante possível para o cachorro. O cão deve estar com todas as vacinas, anti pulgas e vermífugos em dia. Vale pedir ao veterinário que recomende um kit de medicamentos e primeiros socorros, caso haja algum enjoo, corte ou alergia no cachorro. Dessa forma, você estará prevenido para qualquer acidente que possa vir a ocorrer.

3. Conheça seu cão:
Se essa for a sua primeira viagem opte por trajetos mais curtos para que, dessa forma, você vá conhecendo como seu cachorro se comporta na estrada, se ela fica irritado ou tranquilo, se ele enjoa muito ou não. Conforme o tempo for passando e vocês fizerem mais viagens é possível fazer trajetos mais longos, lembrando sempre de fazer paradas durante o percurso. Se você optou por viajar com o seu cachorro, saiba que o passeio tem que ser bom para ele também. Pense sempre no bem estar dele.

4.Segurança:
Viajar com cachorro exige certos cuidados, por exemplo: é preciso estar no banco de trás e com o cinto adaptador acoplado ao peitoral. Existe também a possibilidade de colocar o cão em uma caixa de transporte no banco traseiro; sempre fazendo pequenos trajetos e indo aos poucos acostumando o mesmo com esses procedimentos. O cão sempre deve ficar no banco de trás e no campo de visão do tutor, com janela aberta ou ar condicionado ligado para garantir seu bem-estar e deixar a viagem mais tranquila e segura.

5. Estabelecimentos pet friendly:
No roteiro da viagem deve-se pesquisar por hotéis e paradas Pet Friendly de acordo com o local de destino. No hotel, tente fazê-lo se sentir em casa e aproveitar ao máximo da viagem com você. Pronto, agora você está pronto para pegar a estrada com seu cão de maneira segura, planejada e correta. Divirta-se!!!


Mas, se por questões de saúde ou outros problemas, finalmente a decisão é que seu cão não lhe acompanhará em sua viagem, não se desespere. Se nenhum amigo ou familiar puder cuidar dele, de maneira nenhuma pense em suspender tudo e ficar em casa. Procure um lugar de confiança para deixá-lo nesse período e conte conosco para ajudá-lo com isso!