CHEGANDO COM SEU FILHOTE EM CASA

Home / Blog

Images

Quando o filhote chegar à casa nova deve ser levado imediatamente, no colo ou na guia, para o “banheiro”, pois é natural que esteja um pouco estressado com a mudança e queira fazer xixi! Fique com ele até ele fazer e elogie-o MUITO. Ele vai perceber que o agradou fazendo xixi no lugar que você mandou e vai querer agradar mais repetindo… Use a guia e o colar, pois o cão não conhece a casa e pode correr para outro lugar e fazer xixi no lugar errado… Depois que ele fizer esse primeiro xixi leve- o com a guia para conhecer a casa. O cão é muito rotineiro e a rotina da primeira semana vai ajudar muito a deixá-lo confiante e animado. Sempre que ele acordar ele vai se levantar e fazer xixi… Sempre que ele comer, entre 15 e 30 minutos ele fará xixi e cocô … Se ele brinca muito e se deita, fique atento pois assim que se puser de pé vai querer fazer xixi… É possível que mais depressa do que você imagine o filhote vai entender tudo direitinho. SEMPRE que ele fizer xixi e cocô no lugar certo elogie e faça carinhos com bastante entusiasmo. Se ele fizer um xixi ou cocô errado tenha paciência, acontece. Se você estiver junto, não dê bronca, apenas ignore. Se você não viu, não adianta repreender, pois ele não vai compreender o porquê. Aos poucos ele vai entender que sempre que faz no lugar certo ganha atenção, carinho e elogio e quando faz em outro lugar é ignorado, logo vai começar a acertar para ganhar sempre!

Os filhotes comem no horário adequado de acordo com as conveniências de seu dono. A quantidade vai variando à medida que eles vão crescendo.  O ideal é seguir as instruções da quantidade que vem no pacote da ração e sempre dar uma ração Super Premium para suprir todas as necessidades do cão. Caso opte por uma Alimentação Natural, é necessário procurar um profissional para orientar qual seria a melhor dieta para seu filhote e se certificar de que não falte nenhum nutriente em sua alimentação. Coloque a comida na vasilha de inox (NUNCA de louça ou vidro) e volte depois de 10 minutos e a retire mesmo que ele não tenha comido. Os filhotes comem e devem permanecer em relativo repouso por aproximadamente duas horas, para evitar a torsão intestinal, que acontece quando o cão come e pula ou brinca muito em seguida. É FATAL. O cão morre em pouco menos de meia hora se não for operado. Deixe sempre água limpa e fresca à disposição. Se o filhote não comer aquela refeição pode estar certo que vai comer a próxima.

Jogue muita bolinha com o filhote. Ensine-o a ir buscar e trazer. Quando ele trouxer elogie e faça muito carinho.  NUNCA grite ou bata no filhote. Isso é PÉSSIMO e o ensina a ser agressivo. O cão pensa que se o seu tutor está sendo agressivo ele também deve ser. Um “não” é suficiente para eles entenderem o que não podem fazer, gritar é desnecessário.

É terminantemente proibido sair com o cão na rua ou receber outros cães em casa antes do término de aplicação de todas as vacinas. O filhote é entregue com sua carteirinha de vacinação contendo todos os dados e datas de vacinação e vermifugação pertinentes ao cãozinho. Após todas as vacinas aplicadas e com liberação do veterinário, seu filhote já pode passear e fazer novos amigos tranquilamente.

Tenha sempre em mente que tudo que seu cão fizer quando filhote, ele vai fazer quando adulto, portanto pense bem se deixa-lo subir no sofá, dormir na cama, ficar em seu colo é algo que não vai lhe incomodar quando esse bebezinho estiver grande e pesando em torno de 20kg, caso contrário o melhor é evitar e impor seus limites desde já.
É importante seguir as recomendações de “cuidados com seu cão” mencionados neste post Cuidados básicos que seu staffbull requer.

Nós, do Canil Kopenhagen, o parabenizamos pela escolha de seu filhote e desejamos boa sorte e muita alegria. Ficamos sempre à disposição para quaisquer dúvidas ou informações adicionais!!! Seja bem-vindo à nossa família!!