COMO ENSINAR SEU CÃO A PASSEAR

Home / Blog

Images

Seu cão puxa a guia o tempo todo? Acaba quase lhe arrastando pelas ruas? Deixa em dúvida quem leva quem para passear? Meu conselho é tentar essas dicas:

  1. Você deve usar uma coleira ou peitoral confortável e ajustável, de uma marca confiável. Aqueles enforcadores com pinos que apertam só provocam dor no animal e acabam sendo punições desnecessárias. O mais recomendável para cães que puxam muito são os peitorais anti-puxões, eles ajudam bastante pois ao puxar o cão automaticamente acaba virando em direção ao tutor e não consegue puxar para a frente.
  2. Deixe o cão descobrir a guia e cheirá-la. Pode esconder a guia e recompensá-lo se ele conseguir encontrá-la.
  3. Antes de sair para passear com seu cachorro, brinque um pouco com ele. Faça algo para dar uma canseira nele. Assim, quando vocês forem sair ele vai estar um pouco menos agitado. 
  4. Um erro que cometemos com muita frequência é deixar o cachorro muito excitado na hora que ele vê a guia. Tente tornar a hora do passeio um momento tranquilo. Coloque a coleira e guia no seu cachorro ainda dentro de casa, e deixe-o solto por um tempo. Assim você fará com que ele se acostume à guia e coleira, e não fique louco sempre que mostrá-las a ele. 
  5. Nunca saia de casa com o cão agitado! Espere que ele se acalme antes de sair. Ele precisa estar tranquilo e focado para o passeio fluir bem.
  6. Se você quer que seu cão pare de puxar a guia, também não a puxe, isso pode acabar se tornando uma brincadeira de cabo de guerra para ele e um péssimo exemplo a seguir.
  7. Faça com que seu cachorro passeie acompanhando você sem exercer força na guia. Antes de qualquer outra coisa, procure um lugar sem muitas distrações no início para que ele se concentre apenas em você e no que está sendo ensinado.
  8. Se ele estiver puxando muito, interrompa o passo, mude de direção e comece novamente.
  9. Caminhe a um bom ritmo. Como os cães costumam andar mais rápido que as pessoas, se você for muito devagar, possivelmente, ele ficará ansioso e começará com os puxões.
  10. Permita que ele faça coisas normais para sua espécie durante o passeio: cheirar, urinar nas árvores e interagir com outros cães. Apenas deixe que ele seja cão.
  11. Mostre-se calmo e seguro. Você deve conseguir que ele compreenda que você está dominando a situação para que ele não decida fazê-lo.
  12. Enquanto ele estiver andando ao seu lado sem puxar, deixe a guia mais solta, faça elogios e dê alguns petiscos. Continue fazendo isso pelo tempo que ele não puxar.  O segredo é ensiná-lo que caminhar ao seu lado, sem puxar, deixa todo mundo mais feliz!
  13. Vá fazendo o mesmo percurso até ele se acostumar com a coleira e a guia, aos poucos vá mudando o trajeto do passeio e o apresente novos lugares com novos estímulos.

Lembre-se de NUNCA passear com seu cão sem guia! Por mais educado, treinado e bonzinho que ele seja não se pode controlar completamente o ambiente. Guia é item de segurança e deve ser usada a todo o momento!