COMO ACALMAR SEU CACHORRO

Home / Blog

Images

Alguns cachorros têm muita energia e por isso, acabam sendo mais agitados que o normal.  
Não importa o grau de agitação do seu cachorro, muitas vezes ele só quer atenção e carinho. Essas distrações podem fazer com que ele fique mais calmo e se sinta mais seguro, além de estimular seu pensamento.
Saiba algumas formas de acalmar seu cachorro:

1. Rotina:
Junte tudo e crie uma rotina bem rica para seu peludo!! Estabeleça horários para as atividades que serão realizadas com seu cão. Tenha sempre pelo menos 2 horários diários para passeio, alimentação e treino; 1 horário para brincadeira e 1 para enriquecimento ambiental. Lembre-se de que cães precisam de disciplina e rotina, sabendo que eles terão o momento de atenção diário, eles não precisarão ficar pedindo por ela o tempo todo e poderão relaxar sabendo que na hora certa terão o que precisam.

2. Recompensas:
Muitas vezes, animais agitados não compreendem que relaxar é uma opção. Por isso, cabe aos donos mostrarem como e quando se acalmar. O uso de recompensas pode incentivar o seu cachorro, além de fazê-lo relacionar o relaxamento como algo positivo.
Uma dica é quando seu cão estiver calmo, deitado ou sentado tranquilamente, de forma calma, se aproxime e o ofereça um petisco. É provável que inicialmente ele vá atrás de você para ganhar mais petiscos, apenas volte ao que estava fazendo. Depois de um tempo, seu cachorro irá perceber que o agrado é por ele estar tranquilo. 

3. Passeios:
Uma das formas principais de acalmar seu cachorro é gastar a sua energia. Leve-o em caminhadas e trilhas, lugares novos para que ele explore bastante. 

4. Enriquecimento ambiental:
Brinquedos desafiadores pode ser uma excelente distração. Esse tipo de brinquedo faz o cachorro ter que pensar e se esforçar para conseguir chegar à recompensa. Geralmente, o petisco fica no centro do brinquedo e o cachorro só consegue pegar o petisco em determinado ponto do objeto, sendo assim, um desafio para ele. Mordedores naturais ou de nylon também são muito bem aceitos e entretém os cães maravilhosamente, fazendo com que gastem energia e se acalmem.

5. Esportes:
Alguns esportes como Agility e natação para cachorros, acompanhar o tutor em corridas ou em uma volta de bicicleta são excelentes para fazer com que ele aprenda novos truques e gaste energia acumulada além de estreitar laços e melhorar a qualidade de vida.