O TEMPERAMENTO DO STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

Home / Blog

Images

Os cães desta raça costumam ser conhecidos pela sua grande agilidade e disposição. Possuem porte pequeno e extremamente atlético, podendo viver em praticamente qualquer espaço. São cães excelentes para se manter em apartamentos, desde que possam realizar suas atividades físicas regularmente e possam contar com a presença diária de seu dono.
São cães bastante corajosos e, apesar de serem cães alegres e dispostos, costumam ser quietos e não latem quando não existe a necessidade, quando o fazem, fazem como sinal de alerta.

O Staffordshire Bull Terrier pode se relacionar com pessoas de todas as idades devido ao seu temperamento bastante tolerante, principalmente com crianças. Na Inglaterra, seu país de origem, recebeu o apelido de “nanny dog” (“cão babá”), por cuidar de crianças, até mesmo recém-nascidas, como se fossem suas. 
Costuma se dar muito bem com pessoas estranhas, fazendo festa e pedindo carinho a todos, desde que não aparentem ser uma ameaça a seu lar e sua família humana. Já com cachorros e outros animais, a história é diferente, principalmente no que envolvem cães de mesmo sexo. Os cães do sexo masculino costumam ser territorialistas, e encaram uma disputa com outro cão levando a um confronto bastante sério. Por isso, é muito importante socializar seu cão, sempre apresentá-lo a outros animais apropriadamente e manter uma boa supervisão.

Por ser uma raça que é muito apegada à família humana, não suporta passar por longos períodos sozinhos e pode se sentir rejeitado se isso acontecer. Como possui muita energia, ele pode acabar se tornando destrutivo por conta dessa frustração e esse longo período sozinho será a desculpa perfeita para que ele utilize toda a sua destreza e inteligência para aprontar grandes bagunças. Para que isso não ocorra, é recomendável manter uma rotina de exercícios equilibrada e muito carinho enquanto estiver com ele. Ele é um cão devotado a quem ele protege, dotado de um coração enorme e um amor sem fim. Não procura briga, mas se defende muito bem e, se for preciso, vai tomar a frente para defender os seus. Apesar de toda sua energia, o staff é super adaptável, inteligente e calado, o que o torna o cachorro ideal para se ter em qualquer ambiente, desde que você saiba brincar e lhe fazer companhia, é claro.