CUIDADOS BÁSICOS QUE SEU STAFFBULL REQUER

Home / Blog

Images

O staffordshire bull terrier é um cão que não requer muitos cuidados. Costumamos dizer que são nossos mini tanques de guerra, por serem de uma raça difícil de se machucar, difícil de adoecer e pau para toda obra. É um cão rústico!! É puro músculo, energia, força e carisma. Excelente caçador e muito corajoso, o staff também é um cachorro considerado muito inteligente e que demonstra ter grande afeto com a sua família e ainda mais com as crianças. Pensa em um rapazinho carinhoso, meigo e companheirão... é o staffbull.
Porém, como todo ser vivo, requer sim alguns cuidados (por menores e mais simples que sejam). São eles:

  • Banho: o Staffbull é um cão que naturalmente não tem odor, seu pelo é bem curto e só requer escovação. Tomar banho no máximo 1 x ao mês ou a cada 2 ou 3 meses (dependendo da rotina do cão) com shampoo neutro é mais do que o suficiente. O excesso de banho e uso de produtos pode tirar a proteção da pele, baixando a imunidade do cão.
  • Escovação: embora ele seja um cão que solta seus pelos moderadamente, uma escovação semanal (ou quantas quiserem, pois o cão adora ser escovado, já que ele fica juntinho ao dono e o efeito da escova é relaxante) não vai fazer mal. Pelo contrário, isso vai distribuir melhor os óleos lubrificantes por sua pelagem, dando-lhe mais cor e vida. 
  • Pulgas e carrapatos: para prevenir picadas de carrapatos e pulgas, aconselhamos o uso de coleiras próprias para isso ou comprimidos que têm longa duração e eficácia comprovada, ou o que o veterinário de sua confiança recomendar.
  • Passeios: indispensáveis para o cão se exercitar e socializar, ele precisa ver outros cães e pessoas diferentes. Não é necessário e nem recomendado o uso de focinheira, já que o Staffbull é um cão dócil e não faz parte da lista de raças obrigadas por lei a usarem. Porém, muita atenção quando um cão o provocar, apesar de não ter o costume de atacar, ele não aceita bem provocações e se defende muito bem. Fique atento ao seu olhar e se seu pelo arrepia, esses são os sinais de alerta.
  • Exercícios: por serem cães muito resistentes, são capazes de acompanhar seus donos em qualquer atividade física, como por exemplo, ciclismo, competições próprias para cães como o agility e o flyball, corridas, natação e etc. Porém, é importante lembrar que as articulações do filhote ainda estão em formação e, portanto, ainda são sensíveis e não devem ser forçadas demais. Apesar de ter bastante energia para gastar, exercícios mais intensos são recomendados apenas quando o cão tiver uma idade superior a 18 meses. Assim, esforços excessivos que possam causar alguma lesão ou danificar a sua saúde no futuro são evitados. Exercícios leves a moderados, porém, são altamente recomendados.
  • Temperatura: o staffordshire sofre com a variação térmica. Ele não reage bem aos extremos de temperatura, até mesmo porque seu pelo é curto e isso o deixa exposto tanto ao calor quanto ao frio. Se o seu tutor decidir fazer uma caminhada com ele, recomenda-se que o faça enquanto o sol não esteja forte, ou à noite, quando a calçada já estiver fria. Isso vai garantir que suas patas não queimem.
  • Comedouro e bebedouro: sempre de aço inox. NUNCA de vidro, louça ou plástico. É mais higiênico, mais seguro e mais fácil de lavar. Utilizar água com detergente entre os usos é mais do que o suficiente para a limpeza.
  • Alimentação: como essa raça pode apresentar problemas relacionados ao peso, é recomendável uma dieta balanceada. Ele consegue acumular bastante energia, então se faz necessário gastá-la na mesma proporção, a fim de evitar problemas. Recomendamos que seja oferecida ração Super Premium para suprir todas as necessidades do cão ou Alimentação Natural (indicada por especialista). Deve-se seguir as quantidades indicadas no pacote e dividir em 2 ou 3 porções diárias e não em apenas 1. É importante sempre deixar água limpa e fresca à disposição do cão, trocando constantemente ao longo do dia. 
  • Banheirinho: pode ser tapete higiênico, jornal, grama sintética, weasy ou o que for mais conveniente para o dono. Deve ser colocado afastado da água e da comida, já que o cão por instinto não faz cocô e xixi perto do seu alimento. Cães que usam jornal para fazer xixi e cocô, precisam ter o jornal sempre limpinho. Se ele se alivia na área externa também existem ótimos produtos para remover completamente o cheiro de urina e fezes.
  • Caminha: caminha, casinha, mantinha, o que for de sua preferência. O staffbull é calorento e pode sofrer de superaquecimento nos dias muito quentes. É fundamental, para seu bem-estar e saúde, que ele tenha um lugar arejado, protegido e aconchegante para se proteger da chuva e das temperaturas muito baixas dos dias muito frios.
  • Vacinas e vermífugo: a vermifugação deve ser feita de 4 em 4 meses após os 6 meses de idade. Após as 3 ou 4 doses de V10 dos filhotes (dependendo do esquema vacinal), a vacinação passa a ser anual e as vacinas obrigatórias são: V10, tosse dos canis e Raiva.