A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO CANINA

Home / Blog

Images

O que é socialização?
A socialização é tornar o animal sociável e acostumado com os diversos estímulos a que estamos submetidos em uma vida em sociedade.
É necessário ter muita paciência nesse momento para entender os medos e trabalhar para que eles não se desenvolvam e não causem traumas que serão mais difíceis de tratar no futuro.
Os cães da raça Staffordshire Bull Terrier precisam ser socializados desde cedo, não somente com outros cães, mas com pessoas e ambientes diferenciados.
Sem a capacidade de lidar bem e se comportar em situações de interação, os animais acabam tendo seus privilégios de liberdade reduzidos para que acidentes e brigas sejam evitados. A fim de evitar um possível atrito entre um staff e outro animal na rua, o tutor opta por não sair com seu cão, por exemplo, e isso é muito prejudicial para o seu companheiro. Além de diminuir brigas com outros animais e sustos em pessoas desavisadas, a socialização dos cachorros pode trazer o benefício da diversão para os pets que se tornam mais amigáveis, pois tendo companhia para brincar e se distrair, pode aumentar tanto a felicidade como a qualidade de vida, já que ele gastará toda aquela energia contida. Aplicar técnicas de socialização em cães ainda filhotes facilita muito o processo. No entanto, os cachorros já adultos também podem aprender a se comportar melhor na companhia de estranhos e de outros cachorros, sendo possível, inclusive, a amizade com outros animais.
Se dentro de casas com mais de um pet a socialização já melhora em muitos aspectos, esse cenário é ainda mais visível nas ruas, já que os passeios ao ar livre dos animais podem se tornar muito mais tranquilos e agradáveis quando o cão não se mostra desconfiado em relação a qualquer tipo de pessoa ou animal que cruze o seu caminho.
A desconfiança desses cães costuma ocorrer por falta de entrosamento e contato com outras pessoas e animais quando ainda filhotes, causando neles a impressão de que qualquer tipo de aproximação por parte de um estranho é um sinal de grande perigo. Precisamos ter em mente que o staff dificilmente late ou rosna e, se seu tutor não o conhecer bem ou não estiver atento a seus sinais, a briga acontecerá com força total e o pegará completamente desprevenido.
Um cão bem socializado consegue ser seguro o suficiente para resolver suas ‘questões’ sem precisar ser hostil que, na maioria dos casos, é apenas uma forma de defesa, fruto do medo daquilo que o cão não conhece ou possui uma associação ruim e quer repelir.
Cada cão é único e pode apresentar reações diversas aos diferentes estímulos. Você é a pessoa que mais conhece seu cão e, depois de alguma observação, conseguirá identificar com facilidade o que precisa socializar.
Uma boa socialização é, sem dúvida, o melhor investimento que você pode oferecer ao seu cão. Além de ser divertido, você evitará problemas futuros e terá um cão equilibrado e seguro.
Embora a socialização seja mais rápida e fácil quando o cachorro ainda é filhote e não tem comportamentos já estabelecidos, cães adultos também podem ser socializados quando bem treinados. Uma boa pedida para iniciar o processo de socialização é apresentar as situações que podem causar medo e desencadear reações negativas no cão de uma maneira agradável, tentando tirar da cabeça dele a associação de determinada ocorrência com uma situação de perigo. Leve-o para um parque que tenha a concentração de humanos e animais, por exemplo, isso pode ajudar bastante para que sua socialização comece. Mas tenha em mente que o objetivo não é o de que o cachorro chegue no local e já comece a brincar com os outros amigos, e sim que ele possa começar a se acostumar com este tipo de ambiente e com a presença de outras pessoas e animais nos locais em que ele circula durante seus passeios. Deixá-lo observar outros animais interagindo também ajuda para que ele considere a situação “normal” e fora da lista de perigos. Porém, é sempre importante recompensar suas atitudes corretas e sua calma ao se aproximar de outros animais. Existem, hoje, muitos profissionais especializados em comportamento canino que podem ajudar bastante nesse processo, porém nem todos os tutores têm acesso aos profissionais e saber dicas de como socializar cães pode ser uma boa pedida para amenizar situações de confronto entre os bichos de estimação.

Dicas para socializar cães:

  • Não obrigue o cão a brincar com outros animais logo no início do processo. Ele deve observar o comportamento de outros pets sociáveis e se acostumar aos lugares com pessoas e pets desconhecidos antes de interagir com eles, recebendo recompensas por bons comportamentos.
  • Ao apresentar seu cão para outros animais, certifique-se de que o outro pet é calmo e recebe bem a aproximação de outros. Acariciar o cão desconhecido pode ser uma boa opção para mostrar que ele não oferece perigo ao seu (a menos que o cachorro se mostre muito possessivo em relação ao dono, já que ele pode se tornar ainda mais possessivo ao ver seu dono brincando com um desconhecido).
  • Introduza novas pessoas e animais na vida do seu pet de maneira gradual e não tente apresentar muita coisa a ele de uma só vez.
  • Tenha paciência com seu cão. Cães aprendem por repetição e condicionamento, e, portanto, a insistência, constância e paciência são fundamentais para ser bem-sucedido nessa tarefa.
  • Converse com um médico veterinário de confiança para descobrir novas técnicas e, se for possível, contrate um profissional de adestramento Positivo, pois ele pode ajudar bastante a acelerar o processo de socialização dos cães.
  • Não permita que o cão seja bruto quando tiver um contato mais próximo de outras pessoas ou animais. Diga “NÃO” de maneira firme, e puxe sua guia com firmeza em situações desse tipo, fazendo carinho e dando a recompensa quando ele estiver mais calmo.
  • Cada vez que ele se mostrar com muito medo ou estiver muito hostil e em situações de encontro com outros pets, é sinal de que ele ainda não está preparado para uma socialização plena. É aí que a paciência se faz ainda mais importante no processo, sendo necessária a repetição das técnicas até que ele se acostume e entenda como lidar com novidades.